Colégio “O Sossego da Mamã” iniciou a sua actividade como instituição de educação e ensino particular no dia 1 de Outubro de 1980 com base na perspectiva de que a educação é um processo contínuo e complexo que acompanha o ser
humano desde o nascimento até à morte. Segundo Lucien Malson (1964), “são as nossas aquisições, imitações (…), a nossa educação que nos transforma em homens do ponto de vista psíquico.” O primeiro espaço educativo é a família, logo seguido da escola. Ambas as instituições devem visar a educação global da criança, conduzindo ao desenvolvimento da sua personalidade, possibilitando o progresso social e, em última instância, a democratização da sociedade.

O Projecto Educativo em vigor procura envolver toda a comunidade educativa no tema “Educação para os Valores”, cujos princípios orientadores se focalizam na dimensão Humana, Cultural, Escolar, Social, Ambiental e Socioeconómica promovendo no seu todo a Autonomia e a Cidadania.
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Justifica-se assim a escolha deste tema partindo duma intenção pedagógica que visa possibilitar aos alunos a construção dos seus próprios referenciais, favorecendo a resolução positiva de dilemas éticos com os quais serão confrontados ao longo da vida. Educar consiste assim em procurar influenciar o outro, o que implica a transmissão de valores, dando uma orientação e objectivo à vida, tendo como fim a formação de cidadãos livres, responsáveis, solidários e autónomos.

De forma a colocar em prática os objectivos a que o Colégio se propõe, a direcção rodeou-se de um conjunto de colaboradores competentes e de formações específicas para as diferentes áreas educativas. Estes zelam pelo bem-estar e pela educação/ ensino das crianças, num ambiente que se quer, acima de tudo, familiar e educativo.